top of page
Buscar

Câmara entrega medalha Mérito Ambiental ao antropólogo Eduardo Brondízio

Honraria reconhece mais de três décadas de pesquisas na Amazônia sobre comunidades locais, biodiversidade e sustentabilidade

ree

Em sessão solene, nesta segunda-feira (9), a Câmara entregou a medalha Mérito Ambiental Chico Mendes ao cientista joseense Eduardo Sonnewend Brondízio, concedida pelo decreto legislativo 8/2025, proposto pelo vereador Carlos Abranches (Cidadania).

O homenageado é antropólogo ambiental na Universidade de Indiana, nos EUA, e recebeu o “2025 Tyler Prize for Environmental Achievement”, premiação reconhecida como o “Prêmio Nobel do Meio Ambiente", por seu trabalho sobre a interação humano-ambiente na Amazônia, ligando biodiversidade à sociedade. Brondízio estuda a região amazônica há cerca de 35 anos para entender sua transformação paisagística, sua economia e o impacto do mercado nas comunidades rurais, indígenas e urbanas. 

Durante a cerimônia, colegas falaram sobre sua trajetória. O cientista do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, Carlos Nobre, reforçou a importância do trabalho de Brondízio na Amazônia e o impacto que ele tem na vida das pessoas do entorno. Já a pró-reitora de extensão da Universidade do Vale do Paraíba - Univap, Débora Guedes, ressaltou que os ensinamentos dele sobre a ecologia humana proporcionam aos jovens conhecimento e inspiração para atuar na preservação do meio ambiente. A reitora da Universidade de Taubaté, Nara Lúcia Perondi Fortes, mencionou a participação da instituição na formação de Brondízio, que é ex-aluno da Unitau e se tornou uma referência internacional.

Ainda na solenidade, o vereador Carlos Abranches entrevistou em formato talk show o homenageado, que trouxe dados sobre preservação ambiental na atualidade e para gerações futuras.

Um vídeo apresentou depoimentos de amigos e familiares que confirmaram o esforço de Brondízio na criação de projetos e estratégias ambientais. 

Ao receber a medalha, o homenageado lembrou a importância que a base familiar teve em sua formação, além da experiência acadêmica. Falou também sobre o período em que estagiou na Prefeitura de São José dos Camps, a relevância que o Inpe teve em sua trajetória e encerrou, agradecendo a parceria da esposa, da família, amigos e colegas de trabalho.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page